segunda-feira, 28 de abril de 2008

O Capuchinho Vermelho (Resumo)

Competência: Praticar o aperfeiçoamento de textos produzidos, em grupo, com a professora e integrá-los em circuitos comunicativos.
Actividade: Escrever a história do Capuchinho Vermelho, estruturada em três partes e, após os comentários dos colegas, fazer a revisão do texto.

1ª Parte
A história conta-nos que havia uma menina chamada Capuchinho Vermelho. Era assim chamada porque tinha uma capa vermelha. Era adorada por todos os aldeões e por todos os animais do bosque: os esquilos, o veado, a lebre e os pássaros.
No bosque havia um lobo azul a quem toda a gente tinha medo.
Um dia a Capuchinho teve que levar um cesto de mantimentos à sua avozinha que morava no outro lado da floresta.

2ª Parte
E de repente aparece o lobo azul que simpaticamente fala com a menina. Conversaram um pouco e o lobo ficou a saber onde morava a avozinha. O malvado lobo correu apressado já pensando no abundante jantar. Quando lá chegou bateu três pancadas na porta. Ia disfarçado com uma flor na cabeça para que se parecesse com a Capuchinho Vermelho. Mal o lobo entrou comeu a avozinha e vestiu-se com a roupa dela. Passou um minuto e a neta chegou. Ficou admirada com os pés da avó e também com a boca. O lobo impaciente atirou os lençóis para trás e devorou a menina.

3ª Parte
Como a menina demorava, o esquilo impaciente foi chamar os seus amigos e preocupados foram chamar o caçador Tobias. Este achou logo que era obra do lobo azul. Como ele tinha falta de coragem, mas fingia ser corajoso, mandou um tiro que felizmente não acertou no lobo. Este morreu de barriga estourada de tão cheia que estava. E pum! A neta e a avó estavam sentadas na pele do lobo, vivas e salvas. Elas achavam que foram salvas pelo Tobias. E por isso estavam muito agradecidas.
Todos arrastavam a pele do lobo pela aldeia. Foi uma verdadeira festa!
Os sinos tocaram durante um mês inteiro.
A mãe perdoou à menina por ser desobediente.

Trabalho de:
José
Rita
Rosa
Daniela

3 comentários:

Unknown disse...

Mais uma vez, tenho de vos dar os parabéns pelos vossos trabalhos.
Sempre que aqui venho há coisas novas muito bonitas.
Continuem assim. :)

Educação e Diversidade disse...

O vosso trabalho ficou muito bonito!
Parabéns.

fatimafraga disse...

Parabéns meninos, os vossos trabalhos ficaram muito bonitos. Parabéns da vossa professora.Estou orgulhosa!